A Volkswagen está ampliando sua estratégia de veículos conectados no Brasil com o lançamento do Otto, um assistente virtual com inteligência artificial desenvolvido integralmente no país. Inspirado na icônica Kombi, o Otto chegou para oferecer uma experiência mais interativa e personalizada aos usuários.
O Otto é integrado ao sistema multimídia VW Play Connect, que já equipa os modelos Nivus, T-Cross e o recém-lançado Tera. Com mais de 13 aplicativos nativos e internet a bordo, o sistema dispensa o pareamento com o celular para utilizar funções como Waze e Spotify, embora também ofereça suporte ao Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
(Divulgação / Volkswagen)
O aplicativo Meu VW 2.0 permite ao usuário acessar diversas funcionalidades do veículo em tempo real, como abertura e fechamento de portas, localização por rastreamento, agendamento de revisões e acesso a um manual cognitivo com assistência de IA. Além disso, o app oferece mais de 90 alertas de manutenção e um modo manobrista.
Para utilizar os serviços conectados, o proprietário deve cadastrar o chassi do veículo no aplicativo e escolher um pacote de serviços. Na compra de um carro zero quilômetro, a assinatura de conectividade convencional é gratuita por 12 meses; após esse período, o custo é de R$ 24,90 mensais.
O que é o Otto?
O Otto é uma Inteligência Artificial Generativa desenvolvida através de um avançado modelo de linguagem que utiliza técnicas de aprendizado profundo para compreender, processar e gerar textos em linguagem natural com fluidez e precisão. Treinado com foco nos produtos e serviços da Volkswagen, o Otto é capaz de oferecer respostas contextualizadas e relevantes, além de acessar informações complementares por meio da internet, sempre que necessário.