A Mercedes-Benz deu mais um passo rumo à digitalização veicular ao ampliar sua colaboração com a Microsoft. A partir da integração de tecnologias avançadas ao sistema operacional MB.OS (sistema operacional próprio da Mercedes-Benz), os veículos da marca passam a oferecer um ambiente de trabalho digital diretamente no painel do carro.
Entre os principais destaques está um novo aplicativo de reuniões aprimorado para o Microsoft Teams, a compatibilidade com o Microsoft Intune e, futuramente, o acesso ao Microsoft 365 Copilot diretamente no sistema do carro.

(Divulgação / Mercedes-Benz)
A Mercedes-Benz é a primeira montadora a permitir que motoristas participem de videoconferências via Microsoft Teams utilizando a câmera interna do carro, mesmo enquanto estão dirigindo. A função respeita as leis locais e aplica medidas de segurança, como o bloqueio automático da transmissão de vídeo dos demais participantes para evitar distrações.
Apesar da possibilidade de interação durante a condução, a Mercedes-Benz manteve o foco na segurança. Por isso, não será permitido visualizar conteúdos compartilhados, como apresentações ou documentos, enquanto o carro estiver em movimento.
Previsão de lançamento e requisitos
Os novos recursos estarão disponíveis inicialmente no novo Mercedes-Benz CLA, que estreia com a quarta geração do sistema MBUX no verão europeu (junho a agosto de 2025). Ainda não está confirmada a data de lançamento no Brasil.

